Tipos de Conexões VE’s

As conexões ao veículo elétrico fazem parte do processo de carregamento. Existem diferentes tipos de conexões, tanto para motas como para os carros elétricos, independentemente das várias marcas fabricantes do mercado (exemplo da Nissan, Renault, Tesla, KIA…). Cada fabricante trabalha com uma determinada conexão.

Atualmente se está a verificar a definição de uma determinada tendência, ainda assim não existe uma homogeneização da conexão ao carro elétrico. A conexão IEC 62196, coloquialmente denominada por Mennekes (ou Tipo 2), é a conexão europeia e está a converter-se no standard europeu. Está a observar-se um posicionamento relevante no que se refere à transformação desta conexão como tendência e conexão standard em todo o mundo.

Todas as marcas estão a lançar carros elétricos e todos eles chegam à europa com a conexão Tipo 2. De fato a unica exceção verificada é do veículo elétrico Mitsubishi Outlander. Este carro Hibrido Plug-in é o único que as suas atualizações e versões atuais permitem o carregamento com a conexão Tipo 1 (coloquialmente mencionada por SAE J1772 ou Yazaki).

Atualmente as conexões com maior relevo e influência são a conexão Tipo 1 SAE J1772 e a conexão Tipo 2 IEC 62196 (mennekes).

Através da norma IEC 62196-2 é possível identificar os conectores, as suas dimensões e as caracteristicas de cada um. Deste modo existe uma definição concreta dos conectores ao veículo elétrico e que podem permitir a entrada de novos fabricantes deste tipo de elementos.

É importante conhecer os diferentes tipos de conectores para motas e carros elétricos:

Conexão Tipo 2 IEC 62196

Conexão Tipo 2 IEC 62196

A conexão Tipo 2 Mennekes IEC 62196 e consiste no standard europeu. Para além de ser genuinamente europeu, é utilizado por fabricantes de carros elétricos em todo o mundo, verificando-se uma homogeneização da conexão de carregamento.

Foi proposto pela empresa alemã Mennekes e atualmente é produzida por outros fabricantes, como a também alemã Phoenix Contact.

Alguns modelos que utilizam o conector Tipo 2 (IEC 62196) são: Nissan Leaf (2018 em diante), Mercedes (diversos), Tesla Model S, Renault Zoe, Ford Mustang, Fiat 500, Tesla Model 3, Hyundai Kauai.

Conexão Tipo 1 SAE J1772

Conexão Tipo 1 SAE J1772

O conector elétrico Tipo 1 (SAE J1772) é um dos tipos de conexão mais utilizados a nível mundial, sendo adotado especialmente por fabricantes automobilísticos americanos e asiáticos. Portanto é um tipo de conexão que pode ser encontrado facilmente em veículos elétricos e postos de carregamento nos países que fazem parte deste mercado. Um detalhe muito importante quando se compra um carro elétrico em um país europeu é verificar se o veículo foi importado e, se sim, qual é o seu país de origem.

Grande parte dos carros elétricos com versões anteriores a 2017 possuem conexão Tipo 1 SAE J1772. Alguns modelos que utilizam o conecto são: Nissan Leaf (2017 ou anterior), Chevrolet Bolt Eléctrico, Chevrolet Volt Híbrido, Fisker Karma, Coda Automotive Sedan, Toyota Prius Plug-in Hybrid, Mitsubishi i MiEV, Honda Fit EV (concept), Ford Focus Electric, Mitsubishi Outlander, Smart electric drive, Tesla Roadster, Tesla Model S, Renault Kangoo Z.E o Renault Fluence Z.E.

Schuko

conexao schuko

O conector schuko é aquele que pode ser conectado a uma tomada doméstica comum (schuko fêmea), como por exemplo na tomada de uma lavadora de roupas ou de uma cafeteira. Dentro do ramo da mobilidade elétrica esse conector é normalmente utilizado para o carregamento de motas ou pequenos carros elétricos (moto quatro).

Diferente dos outros tipos de conectores, o schuko não é destinado exclusivamente ao carregamento de veículos elétricos, o que limita a intensidade máxima de corrente (máximo 12A), aumenta o tempo de carregamento em até 9 vezes e por conseqüência reduz a vida útil da bateria.

O ideal para a maioria dos veículos elétricos, seja 100% elétrico ou híbrido, é realizar o corregamento em modo 3 através de um posto de carregamento (wallbox) com conexão Tipo 1 ou Tipo 2. O carregamento em uma tomada schuko deve ser utilizado apenas em determinadas situações, uma vez que o carregamento modo 3 é mais rápido e seguro.

Scame

Conexão Tipo 3 Scame

É importante ter em conta que para além destas duas conexões acima dispostas, existe uma terceira – Tipo 3 – para corrente alternada. Esta conexão coloquialmente é denominada por conexão SCAME.

A conexão Tipo 3 (SCAME) é uma conexão que se encontra a cair de uso tendo em conta as suas imensas características de tensões e intensidades máximas. Há modelos para todas as possibilidades e opções, o que faz com que esta conexão Tipo 3 seja deveras “complexa”.

A conexão Tipo 3 era muito utilizada em França com os carros elétricos Renault Zoe’s. Os cabos de carregamento que eram transacionados detinham a conexão Tipo 3 para conectar ao Posto de Carregamento.

Muitos Renault Zoe‘s que atualmente circulam nas estradas de Portugal são de segunda mão e são provenientes de França. Os veículos normalmente vêm em condições de utilização muito boas mas no que concerne ao seu carregamento, este é deficiente e não adaptado à realidade portuguesa.

Em Portugal, todos os Postos de Carregamento Publico tendem a ter a Tomada Tipo 2 e portanto, esta conexão é incompatível com a conexão Tipo 3 que vem com os cabos de origem.

Não existem adaptadores para essa conexão. Ainda assim, na LugEnergy tentamos encontrar a melhor solução para todos os clientes. Desta forma, os nossos profissionais têm a capacidade de realizar a conversão desses cabos “franceses” e a assim adaptá-los aos Postos de Carregamento que existem em Portugal, com a conexão correta.

Entre em comunicação connosco e peça o seu orçamento para modificar o cabo Tipo 3 (cabo de carregamento francês). O nosso objetivo é eliminar a barreira de carregamento e poderá utilizar o cabo que veio de origem com o veículo.