Os veículos elétricos (V.E.), puros ou híbridos plug-in, necessitam de uma fonte de alimentação externa para o carregamento de suas baterias e, por este motivo, é importante saber qual o modo de carregamento escolher para conseguir a maior eficiência. Atualmente existem 4 modos de carregamento, que são explicados abaixo em maiores detalhes.
Falamos normalmente do modo de carregamento tipo 2, que seria o chamado carregamento lento a menos de 16A, até 3,6 kW. Falamos também do modo de carregamento do tipo 3, recomendado para quase todos os tipos de veículos elétricos e híbridos. Este carregamento, chamado semirrápido, utiliza normalmente entre 16 e 32A (até 22kW). Finalmente, o carregamento mais rápido, também conhecido como modo 4, é o utilizado em muitos pontos de carregamento em postes (comuns ao ar livre, em empresas e em estradas públicas, a partir de 44kW).
Por esta razão, a coisa mais aconselhável a fazer ao comprar um veículo elétrico é instalar um ponto de carregamento Modo 3. Aqui pode encontrar um resumo dos diferentes modos:
Carregamento Modo 1
Um carregamento é chamado Modo 1 quando é realizado em uma tomada que não é específica para os veículos elétricos, ou seja, quando o V.E. é conectado a uma tomada doméstica (Schuko), como a que utilizamos para outros eletrodomésticos.
Este sistema de carregamento é o mais simples do mercado, pois necessita apenas de um cabo que conecte o veículo á tomada. Normalmente esse tipo de carregamento é indicado para motos de menor potência, bicicletas elétricas, patinetes, hoverboards, ou outro veículo elétrico similar. Contudo, esse tipo de carregamento não é indicado para carros elétricos ou motos de maior potência, uma vez que esse tipo de sistema carece de sistemas de proteção adequados ao sistema elétrico do veículo.
Carregamento Modo 2: Lento
Este tipo de carregamento utiliza um sistema elétrico monofásico e é executada com uma potência inferior a 3,7kW. O veículo elétrico ou híbrido é conectado à rede elétrica por meio de “cabo de carregamento” correspondente para fornecer segurança ao carregamento. O modo 2 consiste na instalação de uma caixa com uma tomada do tipo Schuko, normalmente exclusiva para o carregamento do veículo elétrico, como a Base de Segurança – EV Portable . Esta caixa deve ser conectada aos sistemas de proteção adequados para a rede elétrica.
Esse modo de carregamento pode ser interessante para veículos do tipo híbrido plug-in ou um pequeno veículo elétrico como os quadriciclos (por exemplo, EV Tazzari Zero EM2 Space). Além do sistema de carregamento, existem muitas outras diferenças, como o motor de propulsão ou autonomia, que devemos levar em conta na hora de escolher um carro híbrido ou elétrico. Um exemplo de posto de carregamento adequado para o Modo 2 é o LugKey.
Carregamento Modo 3: Semi-Rápido
Indicado para todos os tipos de viaturas elétricas, este modo de carregamento necessita de um posto de carregamento, denominado WALLBOX, o qual conta com diversas proteções para a segurança tanto do sistema elétrico da rede quanto do veículo.
O veículo elétrico é alimentado por uma corrente alternada (AC) através de um WALLBOX, sendo indicado para modelos híbridos plug-in ou 100% elétricos. Alguns V.E. permitem carregamento exclusivamente em monofásico (a um máximo de 7,4 kW), enquanto outros permitem o carregamento tanto em trifásico (a um máximo de 22 kW) quanto em monofásico. As especificações referentes aos diferentes modelos podem ser vistos em o nosso guia de modelos de carros elétricos.
Para este modo de carregamento é necessário um conector específico, que será do tipo 1 (SAE J1772 – padrão norte americano e japonês) ou do tipo 2 (IEC 62196-2 – padrão europeu), a depender da origem e modelo veículo. Devido ao avanço tecnológico em termos de geração e transmissão de energia elétrica, ao aumento da capacidade da bateria dos dos veículos elétrico e da maior segurança, confiabilidade e rapidez, o modo 3 está substituindo o modo 2.
A escolha do equipamento ideal deve ser feita levando em consideração a potência elétrica contratada, o tempo mínimo e o tempo disponível para o carregamento do veículo e as condições do local de instalação. Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato e ficaremos felizes em ajudá-lo na sua escolha.
Carregamento Modo 4: Rápido
O carregamento no Modo 4 é aquela que se realiza em uma estação fora de casa e nos permite recarregar pelo menos 80% da bateria em menos de 30 minutos. O conector padrão mais utilizado para este tipo de recarga é o CHAdeMO japonês. Isso significa que do lado do veículo teremos um conector Tipo 1 (SAE J1772 ou Yazaki) ou Tipo 2 (IEC, Mennekes) e, por sua vez, um conector CHAdeMo ou CCS de acordo com nosso EV. Na lateral do ponto de carregamento, a extensão do cabo deve ser CHAdeMO.
O modo 4 é considerado como tal a partir de 50 kWh. Devemos distinguir entre o modo 4 com recarga “super rápida” e o modo 4 com recarga “ultrarrápida”. Este último não é aconselhável para o carregamento diário, pois pode danificar a bateria se a usarmos regularmente. Está especialmente desenhado para estações de uso público ao ar livre, como estações elétricas, onde podemos recarregar o veículo em viagens longas ou em situações específicas em que temos pouco tempo.
O carregamento no modo 4 é realizado em corrente contínua, ao contrário dos modos anteriores, que são realizados em corrente alternada. Os pontos de carregamento que usam um carregamento do tipo 4, seja qual for o caso, não são projetados ou recomendados para garagens privadas. Isso deve-se principalmente ao alto custo do produto e da instalação. Além disso, o modo 2 ou o modo 3 são realmente os mais aconselháveis para indivíduos por uso e condições.