Se já te juntaste à mobilidade elétrica ou estás a pensar em fazê-lo brevemente, é muito provável que já te tenhas perguntado… para que vou pagar por um ponto de carregamento se já recebo um carregador ao adquirir o veículo elétrico? Pois bem, neste artigo queremos explicar-te todas as razões para que decidas tu mesmo/a se deves carregar o teu carro elétrico numa tomada normal, também conhecida como tomada Schuko.
Inconvenientes de carregar o carro elétrico numa tomada normal
Como mencionámos, é muito provável que muitos de vós tenhais com o vosso carro elétrico um carregador que se liga à tomada convencional. Mas, a menos que se trate de um veículo híbrido (com uma capacidade de bateria que ronda os 8-10 kW para fazer cerca de 30 ou 50 quilómetros em elétrico), não recomendamos de forma alguma realizar carregamentos numa tomada Schuko. E vamos explicar-te porquê.
Una tomada normal é um carregador ocasional ou de emergência
Trata-se de um carregador de modo 2, conhecido como ‘ocasional ou de emergência’. É um carregador que realiza a carga entre 8 e 10 amperes, ou seja, uma carga extremamente lenta. Algo totalmente desaconselhável para um carro 100% elétrico, já que supondo que este tem 40 kW de capacidade de bateria, poderíamos estar a falar de mais de 20 horas de carregamento.
Ao acumular tantas horas de carregamento, a única coisa que conseguimos é que o funcionamento do carro comece a piorar.
É o próprio manual do veículo elétrico que denomina o carregador de modo 2 como ocasional ou de emergência. Ou seja, podes utilizá-lo para uma ocasião muito específica em que precises de carregar o veículo na ausência de um ponto de carregamento (por exemplo, uma escapadela), mas não para realizar cargas habituais e de forma constante.
Possibilidade de queimar a tomada normal
Além de desgastar notavelmente a saúde da bateria, também existem riscos que vão além. A tomada Schuko do carregador ocasional está preparada para um máximo de 16 amperes. Mas… as tomadas que tens em casa, para quanto estão preparadas?
Pode ser que o cablagem que está por trás dessa tomada não esteja dimensionada para estar a carregar a 10 amperes durante tantas horas e, como resultado, comece a deteriorar-se. É algo que já aconteceu a muitos utilizadores: a tomada da parede começa a escurecer e a queimar. E o problema pode ser mais grave se o plástico da tomada derreter em conjunto com o do carregador ocasional.
É necessário salientar que hoje em dia quase todos os materiais utilizados são livres de halogénios. Mas, se por qualquer motivo, utilizares uma tomada mais antiga que não seja livre de halogénios, em vez de derreter o plástico, pode mesmo pegar fogo.
Carregar numa tomada convencional VS. ponto de carregamento
A opção mais segura é realizar o carregamento do veículo com um ponto de carregamento, dentro do que se denomina um modo 3 de carregamento. Trata-se de um ponto de carregamento normal, seja com conector Tipo 1 ou Tipo 2, dependendo do modelo do veículo. E podes perguntar-te… o que faz um ponto de carregamento que o carregador ocasional não faz?
Acima de tudo, oferecer-te a ti e ao carro elétrico toda a segurança possível. Ao contrário do ocasional, os pontos de carregamento para carros elétricos que instalamos mantêm comunicação direta com o veículo para ajustar o carregamento. Por todas estas razões, é muito importante que sempre que possas utilizes um ponto de carregamento para carregar o carro elétrico e não o carregador ocasional que vem com ele. Recomendamos o nosso artigo para saberes quanto custa instalar um carregador de carro elétrico.