Com a política de redução das emissões de carbono para a atmosfera, a Comissão Europeia aprovou no dia 09/12/2019 um apoio para o desenvolvimento e fabricação, no velho continente, de baterias para veículos elétricos. O valor do apoio é de 3,2 mil milhões de euros, e tem como fim reduzir a dependência dos fabricantes de baterias asiáticos.
Atualmente as baterias são responsáveis por cerca de 40% do valor do veículo elétrico, e a redução do seu preço permite que estes veículos sejam introduzidos no mercado com valores mais acessíveis para o consumidor. Os defensores desta tecnologia afirmam que este é o caminho para criar um ambiente ecologicamente sustentável, sempre tendo em conta a melhoria contínua da qualidade do ar e da qualidade da vida da população. Esta medida foi adotada por várias cidades europeias e Madrid foi uma delas. A capital de Espanha reduziu drasticamente a circulação de veículos movidos a combustão interna, enquanto que a circulação de veículos totalmente elétricos foi fortemente promovida. Para além disso proibiu a circulação de veículos a combustão em toda a sua zona central e histórica. Essas medidas apresentaram impactos locais positivos, principalmente em relação à pureza do ar.
Portanto, podemos verificar a importância de promover a mobilidade sustentável como forma de melhorar a qualidade de vida para os cidadãos de cada país.