Para muitos utilizadores, os carros eléctricos são sinónimo de preços excessivamente altos e inacessíveis. Mas a verdade é que, ao longo do tempo, as marcas de automóveis têm lançado modelos mais económicos. Aqui está uma lista dos carros eléctricos mais baratos que pode comprar em 2021.
Renault Twizy
Em primeiro lugar temos o Renault Twizy que é um quadriciclo eléctrico, ou seja, algo entre um carro e uma motocicleta. Não só o veículo mais barato do mercado, mas é, também, um dos carros mais pequenos de sempre. Este pequeno veículo anda a um máximo de 80km/h e tem uma autonomia de 72km. O Twizy tem dois lugares e nem está na categoria de carro, mas sim de quadriciclo, tendo um uso exclusivo só para cidade.
O Twizy tem um volante convencional, dois pedais (um acelerador e um travão) e apenas três botões no tablier.
O Twizy não tem realmente um interior. Mesmo com as portas opcionais instaladas – que abrem em tesoura supercarrosa – está muito mais exposto aos elementos do que num carro normal com todas as janelas abertas. As janelas estão disponíveis como opção de montagem no concessionário, mas estas são semelhantes às janelas de uma tenda, pelo que não são uma grande barreira sonora, embora mantenham fora o pior do vento e da chuva.
Não há opção de um rádio, embora exista um sistema Bluetooth bastante básico que lhe permite fazer e receber chamadas em movimento e até transmitir música do seu telefone.
Pode carregar até 22kW a partir de um posto de carregamento, que levará a bateria de 10% a 80% em 40mins. A partir de uma caixa de parede de uma casa está a 3,5hrs para fazer a mesma carga, ou 8,5hrs a partir de uma tomada doméstica.
Preço
É o carro elétrico mais barato. Pode adquirir um Renault Twizy a partir de 12.805€.
SEAT Mii Electric
Em segundo lugar temos o Seat Mii Electric, o primeiro elétrico produzido pela Seat.
É um veículo confortável, bem equipado e fácil de conduzir. É um eléctrico que pode oferecer menos compromissos, mas o Mii Electric é economicamente acessivel, merecendo a atenção de quem procura uma solução barata.
A sua bateria de iões de lítio de 36,8kWh irá fornecer suco suficiente para o Mii Electric cobrir 259 km com carga completa, de acordo com o ciclo de teste WLTP.
A visibilidade para fora do carro é grande em todo o lado. Isso é particularmente bom porque, enquanto os sensores de estacionamento traseiros vêm de série, não há sinais de sensores de estacionamento dianteiros ou de uma câmara de visão traseira, mesmo na lista de opções. Também não estão disponíveis faróis LED super-brilhantes.
A bateria é enchida debaixo dos bancos traseiros, sendo o banco elevado em 5 cm em comparação com o do Mii a gasolina, a fim de os colocar por baixo. No entanto, o impacto no espaço não é especialmente marcado; graças ao estilo comparativamente pugilista do Mii, há ainda uma quantidade decente de altura para adultos.
Para carregar a bateria de 0-80% de um carregador doméstico de 7kW demora cerca de quatro horas, enquanto um carregador rápido de 40kW fará o mesmo em uma hora.
Preço
O Seat Mii tem um custo inicial de 21.000€.
Volkswagen e-UP
A Volkswagen e-UP não só foi desenhado para a cidade, como muitos defendem que é o melhor carro para circular nela. Isto porque, os seus designs minimalistas e modernos fazem dele um veículo compacto e ágil. Além do mais, conta com uma bateria de 32 kWh e uma autonomia de 265 km.
Em redor da cidade, o e-Up sente-se certamente muito mais rápido do que o seu tempo oficial de 0-100 kmh de 11,9 sec sugere; não terá qualquer problema em saltar rapidamente para uma rotunda. A velocidade máxima é limitada a 132 kmh para preservar o alcance eléctrico do carro, no entanto, e a aceleração a velocidades de auto-estrada é bastante mais gradual.
Existem três modos de condução diferentes para ajudar a tirar o máximo partido da sua gama de baterias: Normal, Eco e Eco Plus. Eco Plus limita a aceleração, reduz a velocidade máxima e concentra os esforços do controlo climático apenas no condutor, numa tentativa de conservar energia. Eco faz um trabalho semelhante, mas com um impacto menos perceptível no desempenho.
Quanto aos tempos de carregamento, uma carga completa demora cerca de 16 horas a partir de uma tomada schuko, cinco horas e trinta minutos a partir de um carregador doméstico de 7kw e pode carregar até 80% em apenas uma hora se tiver acesso a um carregador rápido CCS.
Preço
O fabricante alemão visa popularizar a mobilidade elétrica, trazendo para o mercado um dos carros elétricos mais baratos. O seu preço andará pelos 22.763€.
Fiat 500
O Fiat 500 ocupa a quarta posição. Se é de encanto retro que anda atrás, não há muitos carros novos que se aproximem do chique Fiat 500. Com um aspecto que remete ao clássico dos anos 50 com o mesmo nome, esta reimaginação do 500 (Cinquecento em Itália) vira a cabeça como poucos outros carros na sua categoria de preços. Para o ajudar a competir, tem um alcance oficial relativamente longo de até 320 km, e quando está sem suco pode carregar mais rapidamente do que muitos dos seus concorrentes.
O 500 é construído principalmente para a cidade, por isso tem um círculo de viragem apertado e é óptimo para assobiar ao longo de ruas estreitas ou para se afastar dos semáforos. O 500 não está fora da sua profundidade numa auto-estrada – o que é útil porque o seu alcance saudável entre cargas torna as viagens mais longas uma possibilidade genuína.
Oferecendo a última tecnologia de carregamento que conta com uma bateria de 42 kWh, esta reinvenção do clássico italiano atinge a velocidade máxima de 150 km/h.
Terá visto inúmeros Fiat 500 na estrada nos últimos anos, por isso saberá bem que este não é um grande carro. No entanto, se o virmos como um ocasional de quatro lugares, o 500 é perfeitamente adequado ao fim a que se destina – tanto em forma de capota rígida como de descapotável.
Preço
Este modelo tem um preço base de 23.800€.
Smart EQ ForTwo
Na quinta posição temos o Smart EQ ForTwo que em teoria é o carro elétrico mais pequeno no mercado, isto se contarmos com o facto de o Renault Twizy é um quadriciclo. É um carro de pequenas dimensões que se conduz muito bem, fazendo dele o veículo ideal para condução urbana. E tal como o seu tamanho, a bateria é ela também pequena tendo apenas 17 kWh de capadidade e perfaz um máximo de 133 km utilizando a totalidade daquela.
Oficialmente, Smart diz 135 km, mas na realidade vai ter dificuldade em igualar isso, especialmente se o levar na auto-estrada. É aí que o alcance cai rapidamente: está no seu ponto mais eficiente em redor da cidade. Conseguimos apenas 94 km nos nossos testes de alcance real, o que reproduz a condução no mundo real numa mistura de estradas. Para lhe dar algum contexto, um Skoda Citigo e iV fará oficialmente até 273 km, embora também seja provável que seja menos no mundo real.
E os números tradicionais de desempenho? O motor eléctrico de 80bhp, com uma bateria de 17,6kWh, é silencioso, suave e, na típica moda dos carros eléctricos, sem esforço desde o início. Assim, enquanto que o tempo de sonoridade de 0-100kmh de 11,6sec não é uma manchete (11,9sec para o Cabrio), é mais rápido do que os seus principais rivais (o Citigo e iV fará 0-62mph em 12,3sec).
O interior é solidamente construído, com um atrativo conjunto de plásticos brilhantes contra um traço de tecido. É pequeno, mas ainda há espaço suficiente para um par de adultos altos se sentirem bastante confortáveis. Há também algum espaço de armazenamento, com pequenos compartimentos na porta, dois porta-copos e um pequeno porta-luvas. Claro que, sendo o modelo ForTwo, não há bancos traseiros.
Pode carregar até 22kW a partir de um ponto de carregamento comercial, o que levará a bateria de 10% a 80% em 40mins. A partir de uma caixa de parede doméstica está a olhar para 3,5hrs para fazer a mesma carga, ou 8,5hrs a partir de uma tomada padrão de três pinos.
Preço
Este Smart pode ser adquirido a partir de 23.745€.
Smart EQ ForFour
Na sexta posição temos outro Smart, o ForFour, que tal como o nome indica, possuí 4 lugares. É uma “atualização” do ForTwo. Este veículo é muito fácil de manobrar e tal como o ForTwo, é perfeito para a cidade.
Oficialmente, a Smart diz 130 km. E na realidade terá dificuldade em aproximar-se da sua figura oficial (conseguimos apenas 91 km nos nossos testes de alcance real, que reproduz a condução no mundo real numa mistura de estradas), especialmente na auto-estrada, onde o alcance desce mais rapidamente do que um Doodle Bug. Assim, para todos os efeitos, o ForFour está limitado à cidade, onde a sua travagem regenerativa significa que terá o maior número de km por carga, e vê-se a adaptar-se a eles muito rapidamente.
Tanto o volante como o banco do condutor têm de série o ajuste da altura, permitindo uma posição de condução decente, mas longe de perfeita; o banco do condutor é duro, plano e estreito e não há ajuste do alcance do volante, uma característica que encontrará no Renault Zoe.
Felizmente, entrar e sair dos bancos dianteiros do ForFour é fácil, graças às portas de grande abertura, grandes aberturas e peitoris baixos do carro. Também há uma quantidade decente de espaço para as pernas, enquanto o espaço para a cabeça – mesmo com o tejadilho panorâmico de vidro equipado que vem com acabamentos Pulse Premium ou superior – é suficientemente generoso para aqueles com mais de 1,80 m de altura.
Pode carregar até 22kW a partir de um ponto de carregamento comercial, que levará a bateria de 10% a 80% em 40mins. A partir de uma caixa de parede de uma casa está a 3,5hrs para fazer a mesma carga, ou 8,5hrs a partir de uma tomada padrão de três pinos.
Preço
Este Smart ForFour pode ser adquirido a partir do modesto preço de 22.845€.
MG 5 EV
O MG 5 destaca-se dos primeiros veículos desta lista por ter uma autonomia maior e um design maior que o destaca dos restantes modelos mais pequenos. De acordo com alguns críticos, este MG faz mais do que o preço pede.
Todos os MG 5 têm uma bateria de 48.8 kWh e 344 km de autonomia. O ritmo dos 5 também é instantâneo porque o nano-segundo em que o seu pé desce, pega e vai. Isto facilita o disparo até à velocidade da auto-estrada ou o fecho de correr em intervalos no trânsito.
Este é um carro de mola suave, por isso, alivia a maioria das coisas agradavelmente – de espinhas a buracos de pugna – pela cidade, e está realmente instalado em auto-estradas. O sistema de travagem regenerativa dos 5, que recarrega a bateria à medida que se abranda, não corrompe abertamente a sensação do pedal, para que se possa parar facilmente.
Segundo os padrões dos pequenos carros eléctricos, os 5 são bastante espaçosos.
Os tempos de carregamento variam muito dependendo daquilo em que se está ligado. Como todos os modelos podem ser carregados rapidamente a partir de um carregador CCS, uma recarga de 0-80% pode levar tão pouco como 50mins a 50kW ou 40mins se encontrar um carregador de 100kW. De uma caixa de parede de 7kW, 0-100% leva 8,5hrs enquanto uma ficha de três pinos requer 18 horas.
Preço
Este MG pode ser adquirido a partir do modesto preço de 22.000€.
MG ZS EV
O problema com os carros eléctricos, particularmente da variedade SUV, é que, embora sejam baratos para circular, podem ser bastante caros para comprar em primeiro lugar. Há uma notável excepção, no entanto – o MG ZS EV.
O MG ZS vai dos 0 aos 100 em 8,5 segundos e tem uma autonomia de 262 km. O equipamento de segurança inclui a travagem de emergência automática – incluindo o reconhecimento de peões e ciclistas – como padrão, bem como a assistência na manutenção das vias.
Uma das melhores coisas sobre o EV ZS é o seu espaçoso interior. Graças a uma embalagem inteligente, o espaço à frente é bom, com bastante espaço para a cabeça e as pernas para o condutor e passageiro. Vem com entrada sem chave, ar condicionado, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, volante de couro aparado e rodas de liga leve de 17″. Como as baterias estão alojadas debaixo dos bancos traseiros, fica com um degrau visível no chão quando os encostos dos bancos traseiros estão dobrados para baixo. Está longe de ser terrível, no entanto, e o piso padrão do porta-bagagens regulável em altura ajuda a contornar o problema quando colocado na sua posição mais alta.
Em relação ao carregamento, o ZS EV pode demorar até 50kW de um posto CCS público, dando uma recarga de 0-80% em cerca de 40 minutos. Se carregar em casa usando um conector Tipo 2 de uma caixa de parede de 7,2kW, como a maioria dos proprietários fará, a bateria do carro de 44,5kWh demora cerca de seis horas e meia a carregar completamente de vazio.
Preço
O preço base do MG ZS EV é de 23.500€.
MINI Electric
Tal como o nome sugere, o Mini Electric é 100% elétrico e é quase tão potente como o seu equivalente a gasolina, o Cooper S.
O Mini Electric não tem uma bateria muito grande, tendo uma autonomia de até 160 km, atingindo os 0-100 em 7.3 segundos. E, como em todos os carros elétricos, quando se levanta o pedal do acelerador, o Mini colhe energia para alimentar a sua bateria.
Como padrão, o Mini Electric recebe um ecrã de informação e entretenimento de 22.5 cm, com Bluetooth, rádio DAB, sat-nav e smartphone Apple Carplay espelhamento. O sistema é controlado por torcer e pressionar uma pequena roda entre os bancos da frente, um método que distrai consideravelmente menos quando se conduz do que a utilização de um ecrã táctil. Os gráficos e a qualidade do ecrã são impressionantes, e são quase tão bons como na classe dos automóveis pequenos. O Mini tem uma imagem de mercado e o interior no Electric faz jus a isso, com muitos plásticos de toque suave no painel de instrumentos, bem como botões, interruptores e caules de toque sólido.
Uma das grandes coisas dos carros elétricos é que eles têm apenas uma mudança de velocidade, o que significa que a aceleração sem falhas está a bater no instante em que se aperta o pedal do acelerador. Isso faz com que o Mini Electric se sinta ainda mais rápido do que é.
Carregar a bateria de 28,9kWh da Mini Electric de vazia leva 4hrs 12min usando uma caixa de parede doméstica normal de 7kW, ou uma recarga de 0-80% pode ser agarrada em apenas 36 minutos de um carregador CCS público de 50kW. Também se pode ligar a uma tomada doméstica normal de três pinos, embora uma recarga de 0-80% demore 12 horas.
Preço
O Mini Electric tem um custo base de 25.990€.
Peugeot e-208
No último lugar temos o Peugeot e-208, que na verdade é igual ao Peugeot 208, só que em vez de um motor com cilindros e pistões, tem uma grande bateria e um motor elétrico. Na verdade, a única diferença visual real em comparação com as versões a gasolina e diesel do 208 é o símbolo do modelo elétrico nos assombramentos traseiros do carro. E quando se senta ao volante, notará também alguns detalhes eletrónicos no mostrador do condutor. Como o primeiro veículo eléctrico produzido em massa (EV), o Peugeot e-208 representa um grande passo para a marca francesa, e que parece oportuno.
Com uma bateria de 45 kWh e uma autonomia de 349 km. Mais positivamente, o e-208 é mais silencioso do que os seus principais rivais. Isto nota-se mais a velocidades de auto-estrada, onde o e-208 faz um excelente trabalho de manter o ruído da estrada e do vento onde é suposto estar: fora do carro.
A qualidade interior é geralmente excelente. Os materiais do tablier são agradavelmente lustrosos, o couro do volante é de grão suficientemente fino e há menos plásticos duros e riscados.
Ao contrário de certos veículos, que estão limitados a velocidades de carga de 50kW, a bateria do e-208 pode suportar cargas de até 100kW. Bateria do e-208 pode ser carregada a partir de 10-80% em cerca de 30 minutos. A partir de um carregador doméstico de 7kW, uma carga de 0-100% demorará 7hrs 30min.
Preço
O Peugeot e-208 tem um preço base de 32.150€.